Saiba os riscos de errar na hora da escolha do óleo lubrificante!
Na hora de completar o óleo muitos motoristas não prestam atenção no tipo de produto que vai ser colocado para dentro do carro. Aliás, muitos ainda deixam este poder de escolha para a pessoa que vai colocar o produto, geralmente o frentista do posto de gasolina ou o mecânico que está fazendo a revisão do veículo.
Mas utilizar tipos de óleos que não são compatíveis ou recomendados para o carro pode trazer uma série de problemas para o veículo, e que geralmente começam com a queda substancial no desempenho. Ou seja, os carros começam a andar menos e consumir mais combustível do que deveria.
Cada modelo de carro conta com um óleo específico, que é informado no manual. Estes óleos são desenvolvidos em parceria entre as engenharias das fabricantes e pelas empresas lubrificantes, e acabam atuando com o objetivo de manter o carro com o seu desempenho elevado. Mas para que isso aconteça, é preciso que os motoristas fiquem atentos.
O primeiro passo é saber quando e como verificar o nível do óleo. É importante que ele seja verificado sempre quando está frio e quando ele está parado em um lugar plano, caso contrário poderá acabar passando uma informação equivocada em relação a quantidade de óleo que ainda está dentro do carro.
Em relação ao tempo de troca, geralmente elas precisam ser feitas em intervalos de 5 mil km ou 10 mil km, por isso é importante que o motorista monitore quanto anda o seu carro. No momento da troca do óleo, geralmente é recomendado também que o motorista faça a substituição do filtro do óleo.
Nem sempre alguns sinais visuais vão indicar necessariamente a exigência da troca do óleo. É comum que muitos profissionais indiquem a troca apenas ao ver o óleo com uma cor mais escura. Na verdade, a troca deve ser feita apenas quando o óleo na vareta aparecer com um aspecto de borra.
Verificar as especificações do óleo no manual do carro e bater com as informações que constam no rótulo do produto também são ficas preciosas, especialmente quando estamos falando de um motorista que está dirigindo um carro novo. E cuidar sempre o local onde é feita a troca. No caso dos carros que estão na garantia, o ideal é que a troca seja feita durante a revisão.
fonte: https://salaodocarro.com.br/dicas/saiba-riscos-errar-hora-escolha-oleo-lubrificante.html